quarta-feira, 21 de março de 2007

Deixando a vida sedentária (mais ou menos... rs...)

Puxa, teve outra coisa que esqueci de contar sobre meu fim-de-semana... Finalmente, consegui começar as aulas de dança irlandesa que há taaaaaaanto tempo eu tenho vontade de fazer e nunca tinha começado pq aqui em SP só tinha em Campinas ou aqui no Morumbi, mas numa escola cuja mensalidade custa os olhos da cara...

E querem saber o pior? A professora estava me dizendo que a próxima novela da Globo vai ser filmada, em parte, na Irlanda e um atorzinho galã está fazendo aulas de dança irlandesa pq vai aparecer na novela dançando... Aí, já viu... O negócio vai virar modinha e qdo eu disser que faço aulas de dança irlandesa, neguinho vai perguntar "ah, por causa da novela, né?"... Tenho que começar a pensar numa resposta pra perguntinha idiota que vai virar lugar-comum... rs...

Acho que nunca suei tanto na minha vida... O exercício é 99% aeróbico e, apesar do aquecimento no início da aula, depois das 2h de aula, os músculos da minha panturrilha e da minha coxa estavam me matando... E olhem que eu nem me empenhei tanto assim nos exercícios pq já estava imaginando essa possibilidade...

Vamos ver por quanto tempo eu consigo levar isso em frente pq, afinal, faz mais de 15 anos que eu não fazia aulas de dança, estou acima do peso, tenho quase 30 anos e sou fumante, né... rs... Ô sedentarismo maldito...

Bom, tem um videozinho aí do Riverdance (o ícone da dança irlandesa pro mundo hoje - e que, no caso deles, nem é tão tradicional assim) pra quem não conhece imaginar o que a amiga de vcs aqui sofreu... rs...


7 comentários:

Jonga Olivieri disse...

Gostei demais da exibição da dança irlandesa.
Não conhecia, e achei que se parece demais com o sapateado que conhecemos através de Fred Astaire, gene Kelly, etc.
Sem dúvida está em suas origens.
Qaunto ao som, estou até meio acostumado porque o Gustavo (meu filho) gosta demais da música irlandesa, e eu já a ouço a muito tempo.

redatozim disse...

Conhece The Drovers, Su?

Turca disse...

Puxa, Su, Lord of The Dance não tem nada a ver com isso ou eu estou me enganando? Que legal que vc começou a fazer dança irlandesa!!! Gostei muito!
Um beijo!

Sumire disse...

Respondendo a todo mundo:

É, Oliva, foi o sapateado irlandês que deu origem ao sapateado americano...

Não, Maurilo, eu não conheço The Drovers... É um grupo de música irlandesa?

Ana, o Lord of The Dance é dança irlandesa também, mas um pouco mais "modernizada"... O fundador do Lord of the Dance é um ex-bailarino do Riverdance... Mas em ambos, por ex, os bailarinos têm a liberdade de mexer os braços e na dança tradicional, não...

Anônimo disse...

Uau!, legal!

Você conhece os Corrs? É uma boa maneira de você ter mais contato com música irlandesa tradicional (pop-tradicional, folk-revival), e fazer um background pra poder dizer pras pessoas: "não é por causa da novela não... Eu gosto também disso, disso, disso e disso, além do mais, já fui a Dublin!"

(Coisas da cultura irlandesa, não sei muito, mas o pouco que sei eu passo)

The Chieftains (música), the Corrs (música), James Joyce (literatura)... Eu peguei na biblioteca universitária da UFRJ (na faculdade das letras), uma coletânea de contos populares irlandeses e, comparando com as letras das canções, dá pra começar a perceber alguns traços da cultura irlandesa (uma nostalgia com relação às pessoas que "fugiram" pra cá, pras Américas, corações partidos de homens que perderam suas mocinhas pra América e de mocinhas que perderam seus rapazes pra América, e muita, muita guerra civil...)

Um povo bravo. Sofrido e bravo.

Depois escrevo mais.

Guga Olivieri,
filho do Oliva

(Rio)

Sumire disse...

Ô, Guga, um prazer ter vc postando aqui, viu? Bom, sendo filho de quem é, não dava pra esperar nada menos do que um comentário inteligente...
Então, eu adoro várias bandas irlandesas, mas em se tratando de música tradicional, a minha favorita é o ALTAN. Se vc não conhece, procure no LimeWare que vai achar muita coisa e espero que vc curta...
Qto aos escritores, meu irlandês favorito continua sendo Oscar Wilde... Pra mim, ele é insuperável...
Mas eu adoooooro várias coisas de cultura irlandesa... Meu sonho é ir passar uns tempos lá... E meus amigos sabem disso, então, sei que não vão comentar que é por causa da novela... rs... Esse tipo de comentário só virá de quem não me conhece... rs...

Anônimo disse...

Olá de novo!

Gostaria, agora, de fazer algum comentário sobre o que achei da dança...

É bastante percussiva, e o interessante é que, embora a dança faça a percussão com os pés dos dançarinos, esse estilo de música tradicional, encontrada em toda parte da europa céltica, é um estilo de música de guerra: as tropas faziam, diante de seus inimigos, um estrondoso rufar de tambores, para assustá-los!

(Os orientais faziam isso também, e o espírito da música me fez lembrar uma apresentação de percussão oriental que assisti, certa vez, num festival de mangá, aqui no Rio, cuja diferença era, claro, não ter dança, pois eram apenas os objetos de percussão: instrumentos de bambus, e tambores)

A melodia da canção céltica deixa, no caso dessa composição, a composição melódica, de maneira que não somente para a guerra, mas os irlandeses usavam também para dançar, em festas! :^)

Vou dar uma olhada na dica que você me deu Sumirê-moça.

Lembranças do Guga Oliva
filho do Oliva