domingo, 11 de março de 2007

O Inferno dos Fumantes


Esses dias, eu estava conversando com a Ana sobre os problemas que nós, fumantes, enfrentamos atualmente...

É claro que eu compreendo que fumar faz mal à saúde, mas, sei lá, com essa coisa do "politicamente correto", a política excludente do "não-tabagismo" chega a níveis absurdos... Como o Oliva dizia na época que trabalhamos juntos, chega a ser algo nazista... rs... E o pior: já li mesmo que a primeira campanha anti-tabagista da história foi promovida pelo Nazismo...

Compreendo que não se possa fumar em ambientes fechados... Vá lá... Apesar de que não poder acender um cigarrinho depois de comer e enqto se toma um cafezinho é um horror... Azar da Ana que em Buenos Aires não existem mais áreas de fumantes em restaurantes... rs... Mas vcs acreditam que eu já fui a algumas empresas e indústrias que só se podia fumar do portão para fora? E imagine o que significa isso numa indústria! Quer dizer que vc tem que andar pelo menos 1km pra poder acender um cigarro! Às vezes, acho que pode ser que eu nunca consiga um emprego numa empresa boa meeesmo só pq eu fumo...

Se vão proibir tudo o que faz mal pro organismo, logo terão que proibir açúcar refinado, gordura, cafeína, Coca-cola... Fala sério...

E, bom, como eu ando lendo e procurando muitas coisas da Maitena esses dias, decidi incluir aqui uma tira dela pra ilustrar esse post...

Bjo pra vcs!

5 comentários:

Jonga Olivieri disse...

A propósito deste negócio de anti-tabagismo, reafirmo a convicção de que, na maioria das vezes os encabeçadores deste movimento são Nazistas em suas atitudes.
Muito interessante a informação de que a primeira campanha neste sentido foi dos próprios na Alemanha.
Uma vez fui na Contemporânea visitar o Carlos Pedrosa, um dos ícones da publicidade no Rio, e ele teve que ira até as escadas de serviço do prédio para fumar um cigarrinho. Achei aquilo de uma maldade.
E dizer que o Humphrey Bogart fez todo o seu charme com aquele cgarrinho pendurado no canto da boca...

redatozim disse...

Su, a justificativa do Estado é a seguinte: combate-se o fumo porque ele causa grandes prejuízos ao sistema de saúde público, sobrecarregando hospitais, gerando gastos com remédios. Como ele é uma das principais causas de doenças evitáveis, pau nele.
Só que ninguém olha a merenda nas escolas pra ver o risco cardíaco que está sendo jogado ali. Ninguém investe em quadras e ações esportivas pra combater o sedentarismo. Ninguém proíbe a exploração do (quase) nu feminino para vender cerveja e reduzir os índices de alcoolismo.
Quer dizer, tem que ter alguma coisa por trás disso mesmo que eu não saiba dizer o quê.
E olha que essa é uma opinião de quem não fuma, nunca fumou, tem pavor de que um dia a filha fume e acha mesmo que cigarro é uma das três piores invenções do homem.

Turca disse...

Concordo 100% com o Maurilo. Não concordo com o fato de eu ter que agüentar sem fumar até que meu parceiro termine seu jantar, para eu poder sair na rua e acender um cigarro. Somos tratados como párias, gente que não pertence a lugar nenhum, com direitos individuais nulos ou quase nulos.
Agora em Bs. As, a partir da lei que proíbe o fumo em tdos os lugares fechados com uma área menor a 100m2, algumas mentes brilhantes queriam criar barzinhos e restaurantes que se chamassem algo assim como "Só fumantes" ou "Viva o fumo", só para os fumantes que ficamos excluídos da vida social.
O governo não permitiu porque, afinal, esses barzinhos estariam violando a lei...
Quando eu entro na casa de uma pessoa que não fuma, ou onde há um bebê ou uma criança, eu respeito essa casa e não fumo. Por que quando chega um não-fumante em casa começa com reclamações do tipo "mas olha a fumaça!!!" ou "quando é que vai parar de fumar?"
A resposta é simples: sou uma pessoa inteligente, mas que não consegue dominar seus vícios. Se não tivesse sido o fumo, eu teria me acabado nas drogas pesadas, no álcool ou em noites de menage a trois. Fiquei com o fumo porque era o menos prejudicial.
E porque adoro fumar, e porque sem o prazer de um bom cigarro depois de uma transa legal, depois da refeição e enquanto você despede o amigo do interior a vida não seria a mesma. Mesmo que fique com um pouquinho menos a cada cigarro consumido.
Um beijão!

redatozim disse...

Já morreu o blog, Su?

Jonga Olivieri disse...

Ontem quase entrei para perguntar: "Por que parou? Parou por que?".
Hoje, quando vi a mensagem do Maurilo me encoragei em cobrar neste comentário.